A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento de identificação que substitui o RG. A CIN tem um padrão nacional e um número único para todas as unidades da federação.
A CIN conecta o ciclo de vida do cidadão desde seu nascimento ao óbito e interrompe a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como o uso de múltiplos documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado.
A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.
Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países.
A nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.
Para emitir a CIN, você precisa comparecer a um órgão de identificação com os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento e CPF regularizado.
Após a emissão do documento físico, é possível obter a versão digital da CIN no aplicativo GOV.BR, no ambiente “carteira de documentos”.
Por Andressa Margotto Gramelich.